Viotto: Vamos levar a entidade para as ruas
“Vamos levar a entidade para as ruas, aproximando o associado”. A proposição é do presidente eleito da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), João Roberto Viotto, ontem, após o fechamento da assembleia que definiu a nova diretoria para o biênio 2016/2018.
O líder classista também falou sobre campanhas de fomento ao comércio e da necessidade de treinar empresários e colaboradores para atrair a clientela regional.
A estratégia de aproximar a entidade dos empresários tem também o objetivo de ampliar o quadro associativo. Hoje a cidade tem 4.200 pessoas jurídicas, sendo que uma pequena parte está associada.
Conforme números de ontem, atualmente são 760 associados. Viotto entende que é preciso elevar para mais de 30%. Propõe a profissionalização de uma equipe para mostrar a entidade e as vantagens para quem a integra.
Sobre campanhas de fomento ao comércio, avalia que é preciso “repaginar”, isto é, dar uma nova imagem, indo ao encontro dos anseios de comerciantes e consumidores. Citou a campanha de Natal.
Conforme antecipado na edição de ontem em entrevista do DN, o presidente quer implantar uma decoração permanente e que possa ser incrementada a cada ano. Citou o exemplo de Gramado, hoje uma referência em decoração natalina para todo o país.
Na mesma linha, pretende oportunizar treinamento na área do atendimento. De acordo com Viotto, a qualidade do atendimento é a principal causa da evasão de consumidores para outros centros. A ideia de construir um calçadão coberto também faz parte da ideia de atrair consumidores. Conforme a proposta, o calçadão seria implantado na área central, em rua a ser definida.
PORTAS COMERCIAIS FECHADAS – Já em entrevista, João Roberto Viotto falou também sobre o grande número de portas fechadas no centro comercial da cidade. Ele avalia que o problema não é o alto custo do aluguel, já que os proprietários estão se mostrando abertos a negociar.
De acordo com a visão do presidente eleito, a solução passa por capacitação do empresário, se adequando aos momentos e buscando soluções que muitas vezes podem estar na própria organização. Neste sentido, completa, vai propor que a Aciap ofereça consultoria em áreas importantes como contábil e jurídica, dentre outras.
Na visão do novo presidente, um centro comercial forte oferece opções, inclusive em termos de imóveis, para outras ruas do entorno, valorizando toda a cidade e atraindo mais consumidores. Por fim, Viotto demonstrou confiança na nova gestão e lembrou que “a Aciap conta com as melhores cabeças, capazes de encontrar as soluções”.
O líder classista também falou sobre campanhas de fomento ao comércio e da necessidade de treinar empresários e colaboradores para atrair a clientela regional.
A estratégia de aproximar a entidade dos empresários tem também o objetivo de ampliar o quadro associativo. Hoje a cidade tem 4.200 pessoas jurídicas, sendo que uma pequena parte está associada.
Conforme números de ontem, atualmente são 760 associados. Viotto entende que é preciso elevar para mais de 30%. Propõe a profissionalização de uma equipe para mostrar a entidade e as vantagens para quem a integra.
Sobre campanhas de fomento ao comércio, avalia que é preciso “repaginar”, isto é, dar uma nova imagem, indo ao encontro dos anseios de comerciantes e consumidores. Citou a campanha de Natal.
Conforme antecipado na edição de ontem em entrevista do DN, o presidente quer implantar uma decoração permanente e que possa ser incrementada a cada ano. Citou o exemplo de Gramado, hoje uma referência em decoração natalina para todo o país.
Na mesma linha, pretende oportunizar treinamento na área do atendimento. De acordo com Viotto, a qualidade do atendimento é a principal causa da evasão de consumidores para outros centros. A ideia de construir um calçadão coberto também faz parte da ideia de atrair consumidores. Conforme a proposta, o calçadão seria implantado na área central, em rua a ser definida.
PORTAS COMERCIAIS FECHADAS – Já em entrevista, João Roberto Viotto falou também sobre o grande número de portas fechadas no centro comercial da cidade. Ele avalia que o problema não é o alto custo do aluguel, já que os proprietários estão se mostrando abertos a negociar.
De acordo com a visão do presidente eleito, a solução passa por capacitação do empresário, se adequando aos momentos e buscando soluções que muitas vezes podem estar na própria organização. Neste sentido, completa, vai propor que a Aciap ofereça consultoria em áreas importantes como contábil e jurídica, dentre outras.
Na visão do novo presidente, um centro comercial forte oferece opções, inclusive em termos de imóveis, para outras ruas do entorno, valorizando toda a cidade e atraindo mais consumidores. Por fim, Viotto demonstrou confiança na nova gestão e lembrou que “a Aciap conta com as melhores cabeças, capazes de encontrar as soluções”.
Márcio Catiste faz balanço de sua gestão
O presidente que conclui o mandato, Márcio Catiste, fez um balanço da sua gestão. Lembrou que o Brasil passa por dificuldades nunca vistas na história recente, maiores até do que a vivida no período de confisco da poupança, no governo do então presidente Fernando Collor de Mello, primeira metade da década de 1990. Hoje, analisa, há uma paralisia na economia, repercutindo no crédito e no volume de vendas.
Catiste falou do desafio de continuar trabalhando para mudar o cenário em Paranavaí. Sobre a entidade, considera positiva a renovação, o que efetivamente acontece neste pleito após dois anos de gestão.