Virada Cultural traz grandes shows a Paranavaí no sábado e domingo

Contemplada pela primeira vez com uma edição da Virada Cultural Paraná, que vai ser realizada em oito cidades do interior do estado, Paranavaí recebe no sábado e no domingo shows da banda Black Maria, Erasmo Carlos, As Galvão, A Banda Mais Bonita da Cidade e RPM. O evento que tem entrada gratuita será realizado na área externa do Ginásio Noroestão.
Black Maria:
O primeiro show da Virada Cultural em Paranavaí vai ser no sábado, às 20h30, com a banda curitibana Black Maria. Criado em 1996, o grupo que mistura rock, groove e psicodelia já lançou quatro discos e um DVD. Também excursionou por todo o Brasil e se apresentou em várias cidades dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Argentina e Paraguai. Com o Projeto “Black Maria e Convidados”, trabalhou com Nação Zumbi, Pedro Luiz e A Parede e Relespública.
Erasmo Carlos:
No sábado, às 22h, começa o show do cantor Erasmo Carlos, um dos mais importantes nomes da Jovem Guarda. O Tremendão iniciou a carreira de sucesso nos anos 1960 com músicas como “Gatinha Manhosa” e “Festa de Arromba”. Mais tarde, com o fim da Jovem Guarda, compôs clássicos como “Coqueiro Verde”, música que é apontada como pioneira do samba-rock. Erasmo também surpreendeu com versões de clássicos da MPB, além de composições que revelavam sua simpatia pela cultura hippie, soul music e seu lado romântico. Inovador, o cantor conseguiu preservar a qualidade musical ao longo de mais de 50 anos de carreira.
As Galvão:
No domingo, às 18h, a atração da Virada Cultural são as célebres As Galvão, um dos mais importantes nomes da música sertaneja. A dupla formada pelas irmãs Mary e Marilene compôs mais de 300 músicas. Alguns destaques são “Carinha de Anjo”, “Rincão Guarani”, “Beijinho Doce”, “No Calor dos Teus Braços”, “Pedacinhos”, “Coração Laçador”, “Menino Canoeiro” e “Lembrança”. Ao longo da carreira iniciada em 1947, As Galvão brilharam muitas vezes na Rádio Nacional e Rádio Bandeirantes. A dupla que já trabalhou com as gravadoras RCA, Chantecler, CBS, Phillips, Continental, Warner e Atração lançou 36 LPs, CDs e outros compactos.
A Banda Mais Bonita da Cidade:
No domingo, às 20h, é a vez de A Banda Mais Bonita Cidade animar o público da Virada Cultural. O grupo ganhou projeção nacional em 2011, quando lançou no site YouTube um clipe da música “Oração”, de Leo Fressato, que teve milhões de visualizações. O primeiro e homônimo CD do grupo, produzido por meio de um projeto de financiamento coletivo, foi lançado no final de 2011. O registro garantiu ao grupo alguns contratos para fazer shows por várias regiões do Brasil, além de Portugal, França, Espanha, Argentina e Uruguai. Em 2012, a banda lançou o vinil “Canções que Vão Morrer no Ar” e em 2013 o álbum “O Mais Feliz da Vida”.
RPM:
Às 22h, a banda RPM, um dos maiores nomes do rock nacional, encerra a Virada Cultural com um show baseado em seus grandes sucessos dos anos 1980. Entre os clássicos que o grupo vai tocar estão “Olhar 43”, “Rádio Pirata”, “A Cruz e a Espada”, “Alvorada Voraz”, “Revoluções Por Minuto” e “Liberdade/Guerra Fria”. Bastante elogiada pela originalidade, inclusive criando um estilo bem próprio dentro do rock nacional, a banda RPM também sempre surpreendeu pela visão crítica e bagagem cultural de seus integrantes. Fundada há 32 anos, a banda que traz na formação Paulo Ricardo, Fernando Deluqui, P.A. e Luiz Schiavon vendeu mais de cinco milhões de discos. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)