Vistoria vai apontar condições de segurança, conforto, acessibilidade e higiene no estádio

Na última semana, técnicos do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) realizaram uma vistoria no Estádio Municipal Waldemiro Wagner (WW) como parte do projeto ME Laudos, desenvolvido em parceria com o Ministério do Esporte. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Márcio (Leiteiro) Gonçalves, e tem como objetivo construir novas diretrizes para a melhoria dos estádios de futebol do Brasil.
A equipe técnica, composta por quatro profissionais, avaliou aspectos de engenharia civil, engenharia elétrica, segurança e incêndio e higiene e vigilância sanitária.
Cada vistoria resulta em um laudo técnico com dados estatísticos que apontam as condições de segurança, conforto, acessibilidade e higiene nos estádios brasileiros. Com isso, os profissionais elaboram recomendações normativas específicas para cada estádio visando a melhoria contínua desses equipamentos.
“É importante destacar que o projeto não se destina a restringir ou inviabilizar a utilização dos estádios, mas sim fazer recomendações que visam a melhoria das estruturas. Os laudos são apresentados ao Ministério dos Esportes que é quem viabiliza recursos para serem investidos na infraestrutura e na reforma dos estádios e temos boas expectativas nesse sentido”, apontou Gonçalves.