Vistorias nas escolas começaram a ser intensificadas nesta quinta-feira

Para os agentes de combate de endemias da Visa (Vigilância em Saúde) a quinta-feira foi de visitas nas escolas municipais e centros de educação infantil. É que eles começaram a cumprir um calendário de vistorias em todos os estabelecimentos da rede municipal de ensino no combate à dengue. Todas as 28 instituições de ensino vão receber a visita de um agente nos próximos dias.
O agente de combate de endemias faz uma vistoria minuciosa na escola, buscando possíveis focos de larvas do mosquito Aedes aegypti e ensinando um funcionário de cada estabelecimento sobre como eliminar as larvas e onde procurar os focos.
E a iniciativa recebe o apoio de toda a equipe de coordenação das escolas. Adriana Cristina Pereira, diretora da Escola Municipal Professor Pedro Real, no Jardim Morumbi, se recupera da dengue. “É a segunda vez que contraí a doença. A sensação é de que você não vai ter forças para se recuperar. Por isso, estamos participando ativamente do combate à proliferação do mosquito. Os alunos estão sendo orientados em sala de aula para cada um convocar a família e fazer a limpeza em casa. E aqui na escola designei uma funcionária para acompanhar essa primeira vistoria e aprender como se faz. A partir de hoje, ela vai verificar todos os pontos que podem acumular água diariamente”, frisa a diretora.
Segundo o coordenador do setor de Endemias da Visa, Orlando Correia, a inspeção nas escolas deve observar especialmente os seguintes pontos: galerias de águas pluviais (bocas de lobo); galerias de escoamento de água dentro da escola; ralos e vasos sanitários – que devem estar fechados sempre que não estiverem em uso; copos e outros objetos plásticos espalhados pelo pátio; vasos de plantas; calhas, caixas d’água e cavidades das árvores que possam acumular água. “Se instruirmos bem os alunos, vamos atingir rapidamente todas as casas de Paranavaí”, aponta Orlando.