Vítima prepara armadilha e recupera celular furtado

Com certeza você já viu em novela: a personagem do núcleo bonzinho da trama é chantageada por alguém do mal, finge que é persuadida, mas arma uma emboscada e desmascara o vilão. Na vida real isso também acontece.
Em Paranavaí, um homem perdeu o telefone celular e ligou para o próprio número para tentar localizar o aparelho. Do outro lado, quem atendeu disse que só devolveria mediante pagamento em dinheiro. Se não recebesse, bem, nesse caso já teria para quem vender.
O dono do iPhone 4 decidiu, então, preparar uma armadilha. Combinou horário e local para fazer o pagamento e conseguir o telefone de volta. Antes de ir, porém, entrou em contato com a Polícia Militar e informou sobre a tentativa de extorsão.
Na noite de domingo, a vítima foi ao encontro do autor do crime, acompanhado de perto pela PM. No momento em que os dois começaram a conversar, os policiais fizeram a abordagem, levando, em seguida, os dois para a Delegacia de Polícia Civil, para as devidas providências.
O superintendente da 8ª Subdivisão de Polícia de Paranavaí, Celso Vinícius Klososki, informou que vítima e autor do crime foram ouvidos e liberados. Segundo ele, o homem responderá pelo crime de extorsão, podendo receber pena de até dois anos de prisão.

PM faz orientações sobre perda de celular

A Polícia Militar fez uma série de orientações sobre como evitar perder o telefone celular ou ter o aparelho furtado. As informações a seguir foram repassadas pela Comunicação Social do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, e incluem maneiras de tentar recuperar o objeto.
Tenha atenção. Se possível, evite o uso do aparelho celular em vias públicas. Normalmente, a ação do criminoso é muito rápida, pois eles utilizam meios de locomoção que permitem maior agilidade (bicicleta ou motocicleta, por exemplo). Assim, as vítimas são surpreendidas.
Quando alguém provocar suspeita ou quando o crime ocorrer, é necessário que a vítima avise a Polícia Militar (ligando para 190) o mais rapidamente possível, repassando as características do autor do crime para facilitar a localização.
Ao comprar o aparelho, copie e guarde o Imei – número de identificação internacional do equipamento móvel. Para obtê-lo, basta guardar a nota fiscal de compra ou buscar a informação no próprio aparelho, discando o código *#06#.
Se o telefone for perdido ou furtado, o aparelho pode ser bloqueado a partir do número de identificação, pela própria operadora de telefonia. Nesses casos, o proprietário também precisa informar as autoridades policiais sobre o ocorrido, via boletim de ocorrência.
Outra dica da PM é que os usuários cadastrem e atualizem aplicativos de rastreamento e tenham a senha de acesso ao sistema operacional do aparelho. Com essas informações é possível localizar o telefone. Essas ferramentas são baixadas gratuitamente pela internet.
Mas é preciso prestar atenção a esta orientação: “Em caso de localizar o celular roubado/furtado (via aplicativos GPS e de segurança), não se coloque em risco e chame a Polícia Militar”.