Vizzotto faz balanço da sua gestão e prefeito eleito cita metas para 2017
O prefeito Beto Vizzotto e o prefeito eleito de Paraíso do Norte, engenheiro agrônomo Laércio de Freitas (ambos do PT), visitaram o Diário do Noroeste ontem. Foram recebidos pelos jornalistas Saul Bogoni e Tânia Mara Bogoni.
O atual gestor, cujo mandato se encerra neste dia 31 de dezembro, falou sobre as obras de dois mandatos, enquanto o sucessor apontou metas para o próximo ano, focadas na educação, saúde, infraestrutura e organização comunitária.
Vizzotto lembrou que em oito anos criou 350 vagas de creche, ampliando para 600 o total disponível, sem contar as 150 vagas em parceria com a iniciativa privada. Ele lembra que está concluindo as obras de uma supercreche, o que representa 130 vagas.
Ainda na educação, comemora a conquista de uma escola de ensino integral para 250 alunos. Significa o dobro da disponibilidade anterior. Antes, o município dispunha de uma escola em contraturno, também com 250 vagas. Na saúde, outro marco: a construção de duas unidades de atendimento, além da reforma e ampliação da única que existia.
Ele citou uma dezena de obras, destacando a reforma da Casa da Cultura, da Capela Mortuária, construção do Centro de Eventos, além da revitalização dos dois estádios. Para 2017 deverá ser inaugurada a pista de skate. Também, como conquista, a renovação do parque de máquinas e caminhões.
O prefeito apontou um dado administrativo que é o diferencial de Paraíso do Norte. Conforme Vizzotto, quando assumiu o mandato o município tinha 13% de endividamento em relação à receita corrente líquida. Hoje o índice é de apenas 6,5%.
A gestão encerra com R$ 3,5 milhões em caixa, uma situação mais favorável em relação há oito anos, quando foram deixados R$ 1,7 milhões em caixa.
O equilíbrio financeiro se vê também numa análise sobre o quadro de servidores. Vizzotto antecipa que atualmente 47% do orçamento são comprometidos com a folha de pagamento, um número abaixo do chamado limite prudencial que é de 51,3%.
No plano habitacional Paraíso do Norte conquistou 300 casas, estruturadas com área de lazer.
Sobre o futuro, Vizzotto praticamente descarta ser candidato a deputado estadual, como cogitado nas últimas eleições. Entende que há outros quadros do partido (PT) e que vai trabalhar pela maior viabilidade eleitoral de quem for disputar. Admite que uma mudança de planos passaria por alteração do cenário interno atual.
METAS DO PREFEITO ELEITO – O prefeito eleito, Laércio de Freitas, antecipa que sua meta é avançar a partir da boa situação do município. Vai dar sequência aos projetos em execução, com enfoque na educação. Também quer estruturar a cidade em algumas questões, objetivando atender as pessoas mais carentes.
Serviços de manutenção estão na lista de prioridades, já que o município não vive grandes problemas no asfalto. Portanto, um cuidado especial na limpeza e outros aspectos visuais.
Funcionário de carreira da Emater-PR, Freitas quer incentivar a organização dos pequenos produtores rurais, fortalecendo o Território Noroeste e iniciativas cooperativistas. Como opina, há recursos para quem estiver organizado.
Nesta direção, lembra que os integrantes do Território conseguem viabilizar suas propriedades, inclusive com retorno financeiro. O Território Noroeste abrange os municípios de Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, São Carlos do Ivaí e Tamboara.
Foi a primeira organização da região da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar – a ser reconhecida pelo Estado do Paraná como Território.
O prefeito eleito foi vereador em Paraíso do Norte na gestão 2005/2008. Ainda ocupou o cargo de secretário de Obras e Serviços Públicos, entre 2009 e 2010. Nas eleições do último dia 02 de outubro obteve 3.535 votos, equivalentes a 46,17% dos votos válidos. Os prefeitos estiveram acompanhados do assessor de imprensa Joilton Tagliamento.