Volta da chuva reforça a preocupação com a dengue
Paranavaí e região tiveram pequeno número de casos de dengue neste ano em comparação com períodos anteriores. Também a infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tem se mantido baixa, o que provoca um certo relaxamento. Porém, a volta da chuva nos últimos dias traz também a velha preocupação com a doença. Prevenir continua sendo a única solução.
Dados atualizados pela Regional de Saúde de Paranavaí no final do mês de setembro mostram que a região teve 59 casos positivos de dengue em 2017, além de 828 suspeitos descartados por exame laboratorial.
Números surpreendentes se comparados com 2016. Também somando as primeiras 53 semanas (como nas estatísticas do ano em curso), foram detectados 496 casos da doença, além de outros 2.511 negativados por exame.
Paranavaí, a maior cidade com 86.773 moradores lidera as estatísticas. São 17 casos positivos e outros 393 notificados como suspeitos e descartados em exame. Em 2016 neste mesmo período, a cidade já totalizava 134 positivos e 1.087 suspeitos, descartados por exame posteriormente.
A Vigilância em Saúde está distribuindo alerta para os municípios. No documento, chama a atenção para a volta da chuva. Isso porque um dos fatores para o pequeno número de casos, além da baixa incidência do mosquito (Paranavaí tem 0,3%), é a falta de chuva dos últimos meses. O vetor precisa de água para se reproduzir.
Por isso, com a volta da chuva, aumenta também a responsabilidade. Nunca deixar água parada em qualquer quantidade é a principal dica para enfrentar o problema.
Devem ser vistoriados vasos de plantas, bebedouros de animais e qualquer recipiente que retenha água. O ideal é fazer uma vistoria no quintal após cada chuva.