Volume de chuva já é maior do que a média histórica para março

O volume de chuva registrado em Paranavaí entre os dias 1º e 17 de março supera a média histórica de precipitação para o mês todo, que é de 115 milímetros. De acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o acumulado dos 17 dias é de 151 milímetros.
O valor é maior do que o total de março de 2018, quando choveu 133 milímetros. Naquele período, os dias mais chuvosos foram 9 e 13, com 14,8 e 15 milímetros, respectivamente. Já em 2019, os maiores volumes até agora foram identificados nos dias 7 e 11: 61,8 e 41 milímetros, respectivamente.
A previsão do tempo indica mais precipitação. Nesta terça e na quinta-feira, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva. Na quarta-feira, chuva. A sexta-feira e o domingo terão céu com poucas nuvens. No sábado, céu claro. As temperaturas ao longo da semana deverão variar de 17 a 30 graus centígrados.
Apesar da grande quantidade de chuva, as lavouras não foram comprometidas. Os intervalos entre uma precipitação e outra, inclusive com dias de sol, favorecem as plantações de milho e mandioca e as pastagens, conforme destacou Ênio Luiz Debarba, do núcleo regional da Secretaria de Estado do Abastecimento e Agricultura (Seab).
A maior dificuldade é enfrentada nas propriedades rurais com plantações de soja. Segundo Debarba, o período é de colheita, mas as chuvas mais frequentes têm resultado em problemas de percurso. Ainda não é possível afirmar se haverá prejuízos.