Volume de imóveis residenciais à venda cresce no interior do Paraná, aponta Secovi-PR

CURITIBA – O volume de imóveis residenciais usados à venda no Paraná cresceu em todas as cidades acompanhadas pelo Secovi-PR nos últimos 12 meses, exceto em Curitiba onde tivemos uma redução de 14,4% nos últimos seis meses, aponta a última pesquisa do Instituto Paranaense de Pesquisa do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), do Secovi-PR.
Segundo os dados da pesquisa, o volume de estoque na capital apresentou crescimento até os meses de abril e maio de 2014 e, deste então, observa-se a gradual redução que fez com que o volume atual se equipare-se ao observado em novembro de 2013.
“Certamente o que tivemos nesse período foi o pico de entrega dos lançamentos que de 2009/10”, explica o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Mauricio Moritz.
De acordo com Moritz, a pesquisa aponta ainda que o tamanho do mercado curitibano permanece inalterado, ou seja, “a quantidade de imóveis usados vendidos continua o mesmo, cerca de mil unidades por mês”, frisa. “O que, respectivamente, melhora com isso é que devemos observar nos próximos meses o aumento na velocidade de venda”, pondera.
CRESCIMENTO DO INTERIOR – Segundo Moritz, em Cascavel, por exemplo, em outubro de 2013 a oferta de imóveis residenciais à venda era de, aproximadamente, 1.850 unidades e em setembro de 2014, o estoque está próximo dos 2.600 um crescimento de 28%.
Já em Londrina, no mesmo período de comparação, o aumento foi de aproximadamente 15% (cerca de 920 unidades), Ponta Grossa 14% (320 und.), Maringá 6% (165 und.) e Foz do Iguaçu 11,6% (74 und.).
Com relação aos preços divulgados pelas imobiliárias, o estudo do Inpespar mostrou que em todas as cidades observadas ocorreu a valorização dos imóveis residenciais usados nos últimos 12 meses. Em Curitiba, a valorização acumulada fechou em 10,2%; Cascavel 14,8%; Maringá 11,4%; Ponta Grossa 10,1%; e Londrina 10%.