Zonas rural e urbana contabilizam prejuízos por causas das chuvas

Diante das fortes chuvas dos últimos dias, as ruas da cidade de Paranavaí e estradas rurais foram muito atingidas. Por isso, as secretarias do município contabilizam os prejuízos e trabalham em áreas consideradas prioritárias. Não havia um número fechado que revelasse o “tamanho” do prejuízo.
Ontem, por exemplo, a prioridade na zona rural era liberar dois pontos considerados críticos. Um deles é a chamada “Curva da Areia”, na estrada que liga à localidade rural da Água Geanina. O secretário de Agricultura, Osmar Wessler, confirma que os trabalhos nesta via devem começar hoje.
No período da tarde as equipes trabalharam na chamada Estrada Velha de São João, também com dificuldade para o tráfego. Nesta via há o problema emergencial de uma propriedade que precisa transportar frangos para abastecer o abatedouro da Avícola GT Foods.
Wessler comenta que os problemas, já considerados sérios na semana passada, se tornaram críticos com o grande volume de água dos últimos dias. Ontem à tarde ele se reuniria com parceiros com propriedades em pontos críticos para definir as ações. Pelo menos em três locais os canais foram rompidos, comprometendo a captação de água.
O secretário disse na semana passada que um dos problemas é que nem todos os produtores fazem o manejo correto de suas propriedades. Com a falta de curva de nível e caixas de contenção, a enxurrada desce para a estrada, provocando danos. Sem contar que também as propriedades são prejudicadas, já que a água leva também a parte fértil do solo.
Na zona urbana igualmente há várias dificuldades no pavimento, mas sem problemas de interdição. O secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes da Silva, evita falar em números, mas antecipa que o prejuízo com as recentes chuvas foram “muito grandes”. O secretário aponta problemas nos bairros e na área central.
Ainda para ontem à tarde estavam previstos os primeiros reparos emergenciais nas principais avenidas – incluindo a Heitor Furtado e a Tancredo Neves. Como já citado por ele no final de semana, embora não interditadas as Ruas Prudentópolis e Castro – ambas no Jardim Ouro Branco – estão entre as mais afetadas. Ele disse ainda que há poucas ruas sem pavimento, o que reduz o problema neste tipo de via.